O jornalismo online cabo-verdiano está a dar os primeiros passos numa longa caminhada. Na perspectiva de Cabreras Ganzalez, podemos enquadrar o jornalismo online cabo-verdiano enquadra-se na segunda e terceira fase Web jornalismo.
A segunda fase, chamada do modelo adaptada em que os conteúdos ainda são os mesmos das versões escritas dos jornais, mas a informação é apresentada num layout próprio. Nesta fase começam a ser integrados links nos textos. O jornalismo online cabo-verdiano enquadra-se nessa fase porque esse ainda são os mesmos conteúdos dos impressos que são publicados no online.
A terceira fase chamada de modelo digital os jornais têm um layout pensado e criado para o meio online. A utilização do hipertexto e a possibilidade de comentar são presença obrigatória e as notícias de última hora passam a ser um factor de diferenciação em relação às versões em papel. O Web jornalismo cabo-verdiano enquadra também nesta fase porque nos jornais online cabo-verdianos, os leitores já podem comentar os textos, participando assim como uma fonte de informação.
Mas o nosso jornalismo online, em relação as hiperligações ainda estamos limitados. Os textos não apresentam qualquer links que leva o leitor para além do que é visível no ecrã.
Artigos relacionados
Modelo de jornalismo online em Cabo Verde
Cabo Verde: que modelo e fases de jornalismo online
Caminhando para o web jornalismo
Artigos relacionados
Modelo de jornalismo online em Cabo Verde
Cabo Verde: que modelo e fases de jornalismo online
Caminhando para o web jornalismo
Sem comentários:
Enviar um comentário