Etiquetas

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Um começo do online


Falar do jornalismo online em Cabo Verde, e falar de um inicio do começo online. Na perspectiva Mindy McAdams o jornalismo online inclui gráficos, animações, som e elementos que interactivos que não podemos incluir em versão impressa. Em CaboVerde ainda temos apenas textos e imagens que não apresentam qualquer tipo de hiperligações, é a copia do jornal impresso para o online.

LINKS

Os links levam os leitores a chegar as demais informações, o que faz com que a leitura seja não linear e mais fácil e atractiva. Mas o uso desta ferramenta ainda e muito fraco ou quase não se usa em Cabo Verde. 
Ao contrario do jornal impresso, o online pode oferecer cada vez mais informações aprofundadas. Segundo McAdans alem de aprofundar as informações, pode inclusive incluir todos os conteúdos de arquivo relacionado com uma matéria assim levando o leitor alem do que e visível no ecrã.

Na perspectiva McAdans ainda um bom jornalista do online é aquele que tem desejo de informar, deve ser especialmente cuidadoso e céptico porque o online é um meio rápido e há muitas chances de o jornalistas cometer enganos. Por ultimo o jornalista do online deve se sentir a vontade com os computadores. Esse lado do perfil de um jornalista em cabo verde ainda é desconhecido, visto que são os mesmos que escrevem para o impresso e que escrevem para o online.

INTERACTIVIDADE
Interactividade e quando o leitor interage com a fonte, em Cabo Verde ainda nos jornais onlines o usuario esta limitado apenas a comentarios.

A vantagem do online é que as notícias podem ser actualizadas de hora em hora e o impresso não. Por isso ela pode ser uma fonte de informação para outros órgãos de comunicação social.
Os órgãos cabo-verdianos já estão a usufruir deste meio como uma fonte de informação, chamando-a como revista de imprensa.
Podemos concluir que o jornal online é o meio mais rápidos de divulgação das noticias de todos os outros, mas em Cabo Verde mas ainda nota uma certa fraqueza.


Paginas relacionadas


Sem comentários:

Enviar um comentário